sábado, 2 de março de 2013

[Entrevista com Stekel] Religião e Homossexualidade: por uma espiritualidade inclusiva!

Por Espiritualidade Inclusiva


Acaba de ser publicada em Um Outro Olhar, site sobre o universo LGBT com ênfase em temática lésbica, uma entrevista muito interessante, esclarecedora, profunda e, de certo modo, polêmica com Paulo Stekel, Coordenador Geral do Movimento Espiritualidade Inclusiva.

Trecho da entrevista:


UOO - As religiões abraâmicas (judaísmo, cristianismo, islamismo) estão entre as grandes inimigas dos direitos homossexuais no mundo contemporâneo. Acredita que o preconceito contra os homossexuais é inerente a essas doutrinas ou tudo não passa de questão de interpretação dos textos ditos sagrados? 
PS: A interpretação dos textos sagrados acaba por ser, no final das contas, a práxis da religião viva, ou seja, da religião enquanto fenômeno histórico seguindo na linha do tempo. Isso é mais importante do que pensar que o preconceito é inerente. E essa interpretação, como a própria História demonstra, vai mudando ao longo do tempo. Em umas religiões, a interpretação avança mais rapidamente em direção a uma justiça social conectada com a modernidade; em outra, claudica e capengueia lentamente. É o caso, ao meu ver, das religiões abraâmicas, mas não em seu todo, pois as correntes de que são constituídas não possuem todas a mesma interpretação. Desta forma, em linhas gerais, o Judaísmo se furta a falar claramente no assunto e, desta forma, suas ações diretas contra LGBTs são menos intensas; o islamismo tende a falar abertamente contra LGBTs e seu modo intenso, quando conectado à lei islâmica (a sharia), acaba por justificar ações criminosas contra a vida de pessoas unicamente por causa de sua orientação sexual; o Cristianismo é mais leve no tocante a ações violentas contra LGBTs, mas isso não o livra de ser considerado um promotor da violência através da incitação causada pelo discurso homofóbico de alguns de seus líderes.


Leia a entrevista completa acessando:

http://www.umoutroolhar.com.br/2013/03/religiao-e-homossexualidade-por-uma.html



Um Outro Olhar é um site sobre o universo LGBT, com destaque para a temática lesbiana. Sua história remonta às primeiras organizações lésbicas brasileiras, como o Grupo de Ação Lésbica-Feminista (GALF) e a Rede de Informação Um Outro Olhar (RIUOO), tendo sido publicação impressa de ambas primeiro como boletim, depois como revista (de 1989 a 2003). Desde 2004, passa a ser uma magazine virtual, o que se estende até hoje. Os principais subtemas do UOO são ativismo, cultura, direitos, história LGBT, política e saúde.


Para entrar em contato com o UOO, escreva para uoo@umoutroolhar.com.br

Nenhum comentário: