quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Espiritualidade Inclusiva participou do Fórum Social Temático 2012

Por Paulo Stekel


O Movimento Espiritualidade Inclusiva, dando seus primeiros passos na conscientização para a inclusão da comunidade LGBT no meio religioso/espiritual, participou de duas atividades no Fórum Social Temático que se realizou em Porto Alegre – RS, entre os dias 24 e 29 de janeiro de 2012. As atividades foram conduzidas por Paulo Stekel, proponente do movimento e administrador do blogue http://espiritualidadeinclusiva.blogspot.com.

A primeira atividade foi uma palestra intitulada “Espiritualidade Inclusiva – a aceitação da comunidade LGBT pelas religiões no Brasil”, realizada no dia 25 de janeiro, na Usina do Gasômetro, centro de Porto Alegre. A maior parte do público presente ao longo da atividade, que se estendeu das 13h até 16h30min, foi composta de LGBTs e “simpatizantes” (termo considerado inadequado por muitos) de vários estados do Brasil, especialmente RJ, SP, PR e RJ. A pluralidade religiosa também se viu marcada, com praticantes se declarando católicos, evangélicos, umbandistas, africanistas, espíritas, pagãos, budistas e até ateus humanistas, que deram uma contribuição importante ao falar da ética que é comum a ateus e religiosos. Esta primeira atividade foi proposta por Paulo Stekel como proponente do movimento e recebeu apoio de vários grupos de defesa dos direitos LGBT, especialmente pela Internet, que ajudaram na divulgação. Veja logo abaixo trechos da palestra:


http://www.youtube.com/watch?v=RJxTaKiEqrg 

Se você quiser ouvir mais alguns trechos interessantes da palestra, acesse o link abaixo e ouça em mp3:


http://www.4shared.com/mp3/wPmnmiHY/FST_audio_trechos.html

A segunda atividade foi realizada no Fórum Social Temático – Canoas – RS no dia 26 de janeiro, a partir das 19h, no Galpão da Diversidade montado pela Coordenadoria de Políticas de Diversidade para divulgar suas ações e promover a diversidade. Esta atividade foi uma oficina chamada “Diversidade Intercultural e Espiritualidade Inclusiva”. Contou com uma maioria de participantes afro-umbandistas e foi marcada pela emoção dos relatos sobre o preconceito sofrido por conta de religião e de intolerância familiar. Também foi possível entender como funciona a inclusividade dentro das religiões de matriz africana e que o preconceito ainda existente se abriga nas religiões teístas que se valem de argumentos fundamentalistas que, além de demonizar os LGBTs, rebaixam a condição dos afrodescendentes que praticam os cultos de matriz africana e o espiritismo. Mas, aos poucos, isso tem mudado, especialmente em Canoas, onde a Coordenadoria de Diversidades, através de seu coordenador Paulo Rogério Ambieda (Paulinho de Odé), tem promovido muitas ações visando a conscientização de toda a comunidade para a necessidade da inclusão étnica, cultural, religiosa e de orientação sexual.

Abaixo, algumas fotos das atividades em Canoas (creditos das fotos - Paulo Stekel & Coordenadoria de Diversidades):


(Paulo Stekel, Paulinho de Odé e Neco de Oxum na Coordenadoria de Políticas de Diversidade, em Canoas - RS)

(Stekel cantando "Iguais", uma música que celebra a Diversidade, durante o FST Canoas)

(Oficina de Paulo Stekel no Fórum Social Temático - Canoas - RS)

(Oficina de Paulo Stekel no Fórum Social Temático - Canoas - RS) 

(Stekel cantando "Iguais", uma música que celebra a Diversidade, durante o FST Canoas) 

(Stekel cantando "Iguais", uma música que celebra a Diversidade, durante o FST Canoas) 


(Oficina de Paulo Stekel no Fórum Social Temático - Canoas - RS) 

(Paulo Stekel e Marina Reidel)

(Oficina de Paulo Stekel no Fórum Social Temático - Canoas - RS) 

(Oficina de Paulo Stekel no Fórum Social Temático - Canoas - RS) 


(Oficina de Paulo Stekel no Fórum Social Temático - Canoas - RS) 






O saldo da participação do “Espiritualidade Inclusiva” no Fórum Social Temático é muito positivo, pois pudemos perceber que as pessoas gostaram da proposta, a sentiram como necessária, também como uma lacuna que existia no movimento LGBT e, principalmente, se propuseram a ajudar, seja na divulgação, seja num engajamento oportuno a partir de seus estados de origem. Isso vem a calhar, pois a ideia é a começar a cadastrar interessados pelo Brasil afora que queiram divulgar a proposta em suas regiões, através de palestras, oficinas e seminários, ou pelo menos, marcando presença em eventos sobre direitos humanos, direitos LGBT e envolvendo o diálogo inter-religioso.

Agradecemos, em especial, a Paulo Rogério Ambieda (Paulinho de Odé), pelo apoio que recebemos da Coordenadoria de Políticas de Diversidade de Canoas – RS; ao Grupo SOMOS (Porto Alegre – RS) pelo apoio na divulgação em seu website; a todos os amigos e apoiadores que pela Internet (blogue, sites, redes sociais) foram importantíssimos na visibilidade de nossas atividades desde a criação do blogue, em dezembro de 2011. Continuamos no trabalho de conscientização e estamos abertos a sugestões, críticas, colaborações e convites para atividades onde quer que se necessite de maior tolerância, conscientização e respeito ao ser humano, independente de sua religião, crença espiritual ou orientação sexual.

Nenhum comentário: