domingo, 26 de fevereiro de 2012

[Tradução] O que é homossexualidade? O Uno e o Múltiplo

Por Toby Johnson (Fonte: http://tobyjohnson.com/theoneandthemany.html)


A Homossexualidade, é claro, é uma orientação psicológica para a vida. Foi apenas a partir do desenvolvimento da sofisticada consciência psicológica do "inconsciente" (datada da época de Sigmund Freud) que pudemos pensar em termos de algo como uma orientação psico-sexual da personalidade. Nesse sentido, a homossexualidade é algo relativamente novo. Sempre houve pessoas que fizeram sexo homossexual, mas antes dos tempos modernos, elas não tiveram um sentido de si mesmas como homossexuais.

A homossexualidade é uma categoria de consciência e uma manifestação da consciência ciente de si mesma. Tanto praticamente quanto metaforicamente a homossexualidade é auto-reflexiva. Trata-se da unidade do cosmos, ao invés da dualidade. A heterossexualidade manifesta a dualidade. (heterossexuais são muitas vezes "inconscientes" de ser heterossexuais, porque experimentam seus sentimentos sexuais como normais, automáticos e invariáveis.)

Sendo uma "orientação psicológica" a homossexualidade é uma dinâmica neurológica – como ser canhoto, por exemplo. Com efeito, a incidência de canhotismo e homossexualidade é aproximadamente a mesma, entre 3% e 10% da população geral. Similar também à orientação sexual, a categoria da lateralidade inclui indivíduos ambidestros, assim como a categoria sexual inclui bissexuais. É possível a pessoas ambidestras evitar o uso de sua mão esquerda como dominante, assim como é possível a bissexuais evitar suas atrações homossexuais. Pessoas ambidestras que tenha renunciado ao lado canhoto e bissexuais que renunciaram à homossexualidade parecem ter mudado sua orientação. Canhotos que não são ambidestros e  homossexuais que não são bissexuais não mudam sua orientação.

Há um maravilhoso artigo na web de Chandler Burr sobre os paralelos entre orientação sexual e lateralidade intitulado: “The Only Question That Matters: Do People Choose Their Sexual Orientation?” (A única questão que importa: as pessoas escolhem sua orientação sexual?)

Como a orientação homossexual existe em tudo, isso nos diz algo sobre a metafísica do universo e a natureza da consciência. A Filosofia Hermética e o pensamento metafísico considera o universo em termos de "o Uno e o Múltiplo". "De um vêm dois, e de dois vêm muitos" é uma fórmula tradicional.
Aqui está uma explicação simples aforística de orientação sexual no estilo da antiga terminologia hermética:

O Um se divide em Muitos
a fim de experimentar os muitos como o Uno.

A atração heterossexual manifesta o prazer,
a experiência múltipla em sua variedade.
A União heterossexual propaga o múltiplo,
do Dois fazendo muitos mais.

A atração homossexual manifesta o prazer,
nisso o Uno experimenta a Unidade.
O amor homossexual testemunha o desejo do Um de retornar a si mesmo e
de experimentar a multiplicidade de Muitos
como um reflexo do Self do Uno.

Complemento: O que Jesus disse sobre os Direitos Gays (Fonte: http://tobyjohnson.com/jesusongayrights.html)

O que Jesus disse sobre os direitos dos homossexuais é bastante simples:

"Faça aos outros o que gostaria que fizessem para você."

E, novamente, "Tudo o que fizerdes ao menor dos meus irmãos e irmãs, é a mim que fazeis."

Não há dúvidas de que Jesus teria estado ao "nosso lado" no debate dos direitos dos homossexuais e não do lado daqueles que afirmam ser seus seguidores e proclamar os seus "valores morais", clamando por leis contra a dignidade e os direitos civis dos gays.

Eles não querem que isso seja feito a eles. Na verdade, eles estão frequentemente gritando que há uma perseguição sutil dos cristãos nos EUA. Eles não gostam disso.

Seguindo as instruções de Jesus, então, eles não deveriam querer qualquer tipo de perseguição a quaisquer pessoas, incluindo gays e lésbicas, porque eles não querem se perseguidos.


Sobre o autor

Toby Johnson, PhD, é autor de oito livros: três livros de não-ficção que aplicam a sabedoria de seu professor e "velho sábio", Joseph Campbell aos modernos problemas sociais e religiosos cotidianos, três romances do gênero gay que dramatizam temas espirituais no âmago da identidade gay, e dois livros sobre a espiritualidade de homens gay e a experiência mística da homossexualidade.

2 comentários:

Equipe Diversidade Católica disse...

Excelente! Sobre a postura que Jesus teria em relação aos gays, costumamos sempre indicar dois textos que nos parecem excelentes a respeito: A escandalosa tolerância de Jesus (“Se nos atemos ao que contam os Evangelhos, nos surpreendemos com o fato de que Jesus foi escandalosamente tolerante com pessoas e grupos com os quais nenhum homem, reconhecido como observante e exemplar do ponto de vista religioso, podia ser tolerante. Ao mesmo tempo em que se mostrou extremamente crítico com aqueles que se viam a si mesmos como os mais fiéis e os mais exatos em sua religiosidade”) e Entender as leis como Jesus ("Jesus não vive centrado na Lei. Não se dedica a estudá-la nem a explicá-la aos Seus discípulos. Não se O vê nunca preocupado por observá-la de forma escrupulosa. Certamente, não coloca em marcha una campanha contra a Lei, mas esta não ocupa já um lugar central no Seu coração. Jesus procura a vontade de Deus a partir de outra experiência diferente. Sente Deus tratando de abrir caminho entre os homens para construir com eles um mundo mais justo e fraterno. Isto muda tudo. A lei não é já o decisivo para saber que espera Deus de nós. O primeiro é "procurar o reino de Deus e a Sua justiça".")

Grande abraço! :-)

Espiritualidade Inclusiva disse...

Grato pelas sugestões, Diversidade Católica. Seus textos são ótimos. Não é à toa que são nossos parceiros, com muito prazer, podem ter certeza! Abraços!