sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

[Editorial] Sexta-feira 13 e a bruxa do preconceito

Por Paulo Stekel


Hoje, dia 13 de janeiro de 2012, é sexta-feira 13. Também é o dia em que nosso blogue Espiritualidade Inclusiva completa um mês muito bem-sucedido. As estatísticas que vejo neste momento não me deixam mentir: 31 postagens de diversos autores, mais de 2100 visitantes, mais de 2700 visualizações de página e diversos comentários, sem contar uma tentativa de tirar-nos do ar já nos primeiros dias!

Até o momento, a postagem mais lida é o artigo “Quero ser um yorkshire”, que caiu no gosto da comunidade LGBT por motivos óbvios – a relação com o fato noticiado pela mídia da morte do cãozinho por uma desequilibrada e a posterior comoção nacional pelo animal, algo que nunca se vê nos assassinatos homofóbicos mais cruéis.

O segundo artigo mais lido até agora é “Wicca e polaridade”, publicado ontem, e de autoria de Claudiney Prieto, especialista em paganismo no Brasil. O motivo do sucesso, além da capacidade do autor, é algo que já vinha percebendo: muitos gays jovens estão se voltando para as práticas wiccanas, especialmente aquelas relacionadas ao Paganismo Queer, que aceita e valoriza a presença de homossexuais. Podemos dizer que o Paganismo Queer é a ala inclusiva do Paganismo Wicca.

O terceiro artigo mais lido até o momento é “A demonização dos gays nas Igrejas Neo-Pentecostais – o exemplo da IURD”. O feedback mais intenso aqui nos veio dos membros LGBT das Igrejas Evangélicas Inclusivas e de alguns movimentos inclusivos nascidos do Catolicismo – como o Diversidade Católica. Os gays cristãos concordam que é necessário contrapor os pseudo-argumentos de fundamentalistas como os da IURD, Assembleia de Deus e símiles com uma força proporcional à enviada contra nós, mas sem a agressividade e a baixaria que se vê em programas de TV destas Igrejas. Aliás, a baixaria de um Malafaia em seu programa de TV contrasta com a linguagem de amor pregada pelo Evangelho. Quando vemos um pastor vociferando clichês preconceituosos de modo chulo e minimizando a pessoa humana em nome de Deus, passamos a ter certeza de que este homem não tem autoridade alguma, seja na terra ou no céu!

A bruxa do preconceito anda à solta nas ruas, na mídia e nos templos religiosos do Brasil. Nas ruas, pessoas continuam sendo agredidas – moral e fisicamente – por conta de sua orientação sexual. Centenas são assassinadas anualmente unicamente por causa disso! E, exatamente aqueles que deveriam defender a vida dos cidadãos brasileiros – pastores e deputados – ainda culpam os mortos pelo ocorrido, quase chegando a inocentar criminalmente os assassinos. Isso é inadmissível num estado laico cuja Constituição deixa clara que todos são iguais perante a lei!

Após este primeiro mês, o Espiritualidade Inclusiva entra em uma nova fase, para dar mais um passo em direção à conscientização de que a espiritualidade não pode ser excludente. Deve incluir todos os cidadãos em pé de igualdade: homens, mulheres, brancos, negros, índios, heterossexuais, homossexuais, bissexuais, etc.

Como uma de nossas primeiras ações de movimento fora da Internet, propomos uma atividade autogestionária no Fórum Social Temático, em Porto Alegre - RS. Realizaremos uma palestra interativa para explicar o que é Espiritualidade Inclusiva no dia 25 de janeiro. Então, as pessoas que virão ao Fórum Social Temático (24 a 29 de janeiro) já podem ficar antenadas na programação.

Continuamos abertos a críticas, sugestões, artigos e notícias de colaboração, dicas e depoimentos de quem queira passar aos leitores do blogue suas experiências com a religião e a espiritualidade. O formato do blogue não é fechado e podemos melhorá-lo ou modificá-lo sempre que for útil e necessário.

Então, uma ótima sexta-feira 13 para todos os nossos leitores, e que a única bruxa à solta seja a da alegria, do encontro com os amigos, do convívio em família (sem preconceito) e da luta pelos direitos igualitários!

Nenhum comentário: