terça-feira, 17 de janeiro de 2012

[Evento] Palestra sobre Espiritualidade Inclusiva no Fórum Social Temático – Porto Alegre – RS

Por Paulo Stekel

Imperdível! No próximo dia 25 de janeiro, às 13h, no Auditório da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre – RS, o professor, jornalista e músico Paulo Stekel fará a primeira palestra pública do Movimento Espiritualidade Inclusiva, como parte das atividades autogestionárias do Fórum Social Temático (FST), que se realizará entre 24 e 29 de Janeiro em quatro cidades da região metropolitana - Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo - (confira a programação completa do fórum em http://www.fstematico2012.org.br).

Com o tema "Espiritualidade Inclusiva - a aceitação da comunidade LGBT pelas religiões no Brasil", a palestra discorrerá sobre a visão inclusiva da espiritualidade - aquela que considera os direitos religiosos da comunidade gay (LGBT) - como um fator de inclusão e justiça social dos LGBT na sociedade brasileira, buscando inserir os gays e todos aqueles que expressam a diversidade de orientação sexual numa religiosidade sem o preconceito fundamentalista que se tem observado em nosso país. A palestra será interativa, contando com relatos de experiências contadas no blogue Espiritualidade Inclusiva – http://espiritualidadeinclusiva.blogspot.com, que congrega textos de várias tradições espirituais e sua visão sobre a natureza homossexual, e também relatos do público presente sobre suas experiências religiosas.

A palestra tem como público-alvo a comunidade em geral, os movimentos religiosos e o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros), e marcará o nascimento efetivo do Movimento Espiritualidade Inclusiva, que acaba de obter o apoio e a parceria da Coordenadoria de Políticas de Diversidade, ligada diretamente ao Gabinete da Prefeitura de Canoas – RS e coordenada por Paulo Rogério Ambieda (Paulinho de Odé).

Contamos, então, com a presença em massa dos amigos da comunidade LGBT da região metropolitana e de todos aqueles que virão de outras partes do Brasil para participar do Fórum Social Temático. Ajudem a divulgar este evento, pois é muito importante para a Inclusão e a Diversidade.

Após a realização da palestra, entre os dias 25 e 29, Paulo Stekel estará engajado nas atividades do Fórum Social Temático em Canoas, junto ao espaço da Coordenadoria de Políticas de Diversidade (ver: http://www.canoas.rs.gov.br/site/departamento/index/id/44). Entre as atividades previstas para Canoas, está uma palestra de Stekel no Galpão da Diversidade, que vai estar situado no Parque Esportivo Eduardo Gomes. No local também haverá exposição fotográfica e oficinas. Confira detalhes no website da Prefeitura de Canoas: http://www.canoas.rs.gov.br/site/noticia/visualizar/id/4212

Atualização: A Palestra de Paulo Stekel sobre "Espiritualidade Inclusiva" no Fórum Social Temático no dia 25/jan, 13h, na sala 03 (auditório) da Usina do Gasômetro, já está na lista das atividades no site do Fórum. Agende-se! http://www.fstematico2012.org.br/index2.php?link=16
________________________________

Palestra: "Espiritualidade Inclusiva - a aceitação da comunidade LGBT pelas religiões no Brasil"
Ministrante: Paulo Stekel
(professor, escritor, jornalista e músico, praticante budista, administrador do blogue Espiritualidade Inclusiva e idealizador do movimento de mesmo nome)
Data: 25 de janeiro (quarta-feira), 13h
Local: Auditório da Usina do Gasômetro (Porto Alegre – RS)

Nenhum comentário: