segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Fundamentalismo

Por Valéria Nagy

O fundamentalismo é a crença na interpretação literal da Bíblia (ao pé da letra); são as religiões ortodoxas, ou seja, que não aceitam ideias de reforma em sua doutrina; são quaisquer doutrinas ortodoxas.
As principais religiões sempre foram fudamentalistas. Os judeus, ainda que tenham se modernizado um pouco, mantém ainda uma parte ortodoxa; os cristãos subdivididos em católicos, protestantes, evangélicos (pentecostais e neo-pentecostais), espíritas... têm a porção mais fundamentalista, se posso assim dizer, principalmente entre os evangélicos; e os muçulmanos são os mais fundamentalistas. Sejam mais ou menos, esse radicalismo está presente em todas elas, o que é, a meu ver, uma trava nos passos da evolução humana.
Viajando na história, lembremos do fundamentalismo católico da Idade Média denominado Santa Inquisição, fundamentalismo esse que dizimou milhões de seres humanos, pelos meios mais dolorosos que se possa imaginar. Além de prender os considerados hereges, a Igreja de Roma torturou com requintes da mais absoluta crueldade centenas de milhares de pessoas, até a sentença final: a morte. As Cruzadas destruíram e mataram populações de cidades inteiras "em nome de Deus". Na verdade, em nome do Papa.
Já são décadas de conflitos intermináveis no Oriente Médio por conta do fundamentalismo religioso. Muçulmanos e judeus se matam pela Terra Santa, uma terra de ninguém, haja vista o quanto sangue já escorreu por ali e nada mudou; grupos radicais também; e a indignação com o ocidente provoca ataques terroristas como o que vimos em Nova York, em 2001. Matam-se líderes como Sadam Hussein, Osama Bin Laden, Muamar Kaddafi... e daí, o fundamentalismo acabará por causa disso? Não. Pelo contrário, isso só faz aumentar a raiva dentro desses indivíduos, que se autoexplodem em nome de Allah.
Paralelo ao Oriente Médio, vemos crescer o fundamentalismo evangélico, onde religiões pregam o ódio contra outras religiões e contra comportamentos sociais que eles consideram pecado. Com a força da mídia a seu lado, vão propagando sua doutrina a quem possam alcançar, pois as grandes igrejas têm emissoras ou programas de TV aberta e de rede nacional. No momento em que o mundo se prepara para uma grande mudança, como será o arrebatamento? A "fúria" de Deus salvará somente os seguidores dessas religiões?
É preciso parar. Parar e pensar. Será que o fundamentalismo levou a humanidade para algo bom? Será que a Bíblia, a Torá ou o Alcorão devem ser interpretadas de forma tão radical, ao pé da letra? Por que ignorar as palavras de Paulo Apóstolo, quando disse que "a letra mata, mas o Espírito vivifica" (2 Coríntios 3:6)? O que o apóstolo quis dizer? Não nos esqueçamos das milhões de mortes "em nome de Deus" e o aumento da violência "em nome de Jesus" que vimos e vemos por aí. Vamos pensar um pouco melhor no sentido da existência da religião?

Paz Profunda!
Twitter: @nagy_valeria

Nenhum comentário: